Hackathon

Eventos Hackathon são uma prática que vem chamando atenção de empresas, entidades, profissionais, startups e governo, pois, através de maratonas de atividades e ideias, acelera o desenvolvimento de produtos e serviços, validando ou gerando soluções de negócio e mercado.

Com o Hackathon INOVA CPS, pretendemos que as unidades do Centro Paula Souza (CPS) possam proporcionar essa experiência aos seus alunos e professores, além de trazer empresas e a comunidade mais próximas do seu dia a dia.

Os participantes desse tipo de evento ganham maturidade tanto em hard skills quanto em soft skills, uma vez que desenvolvem tanto as competências técnicas quanto aquelas sócioemocionais relacionadas a liderança, organização, pressão, trabalho em equipe e colaboração.

É notório que a cultura maker dará a tônica para o profissional do futuro, e eventos de Hackathons devem ser vistos como uma grande oportunidade para esse fim, flexibilizando ambientes de network, tornando possível que alunos conheçam pessoas com os mesmos interesses e se divirtam fazendo o que gostam, sendo desafiados, como em um game a resolver situações-problemas em um período curto.

Assim, identificamos que muitos alunos, sem ter acesso à cultura hackathon, precisariam trabalhar ou se especializar por muitos anos para serem colocados frente a tais informações.

A unidade do CPS, por sua vez, estará mais visível ao seu entorno socioeconômico e suas ações se tornarão mais amigáveis junto à sociedade, poder público e mercado, sendo recorrente ao trazer novos eventos. O reconhecimento dos nomes FATEC, ETEC, CPS, além de impulsionar a cultura estudantil, estimulará novas e importantes parcerias corporativas. 

É importante destacar que os Hackathons se utilizam de ferramentas eficazes que proporcionam melhora no entusiasmo dos envolvidos, como professores, alunos ou mentores, seja em torno de áreas específicas de conhecimento ou de maneira multidisciplinar. Ainda, contribui para ser um diferencial de mercado, não sendo visto apenas como preparador de mão de obra, mas sim como formador de profissionais de alta capacidade tecnológica, liderança, com habilidades comportamentais e preparados para o mundo digital. 

Hackathons mudam a vida dos alunos, dos professores, dos envolvidos, da unidade, pois inspiram todos a aprender mais e trabalhar para transformar suas ideias em realidade. 

Os Agentes de Inovação da INOVA CPS estão prontos a auxiliar na organização de eventos Hackathon e estão abertos a oportunidades que empresas queiram trazer junto ao CPS.

Veja os Eventos Hackathon programados em nosso portal e nas redes sociais da INOVA CPS