Camp History 4.94/5 (18)


Nome do Projeto:

Problema: 1-Ausência ao acesso à cultura, 2- Ausência de história local, 3- Desvalorização da conservação dos patrimônios arquitetônicos, 4- Desconexão da história da cidade e empresarial com o comércio local, 5- Desvalorização quanto ao pertencimento regional, 6- Ausência de pertencimento na sociedade, 7- Amnésias na memória regional e empresarial. 7 - A memória da história da cidade que era passada por gerações, sobre os monumentos, contato com personalidades épicas da cidade, estão entrando no esquecimento. Na correria do dia a dia, as pessoas passam por monumentos da história da cidade sem notar o seu esplendor. 8 – Os bares e restaurantes tradicionais da cidade não são reconhecidos pelas novas gerações

Solução Proposta: "Pretendemos ser facilitadores ao acesso: identidade, conhecimento da história regional e institucional das seguintes categorias: estudantes, empresários, visitantes da cidade, servidores de instituições. Nosso empreendimento busca iniciar com a memória sendo presenciada em seu local em uma visão 360 graus. Essa ideia inovadora pretende levar nosso grupo de clientes em um circuito do patrimônio da cidade. Eles irão vivenciar não apenas a história patrimonial, mas também conhecer personagens marcantes (como exemplo: órfãos que estiveram na Santa Casa, antigos empregados do tradicional Chapéus Curry, Motoristas dos Bondes,) culturas históricas ocorrendo no momento da visita. Adicionalmente, irão descobrir locais pouco explorados na região metropolitana de Campinas e seus bares e restaurantes, que são verdadeiros patrimônios das cidades. Temos experiência de mais de 10 anos de trabalho na área de arquivo e memória na Unicamp. Vamos oferecer nosso conhecimento em uma área em que há carência no mercado. "

Diferencial: "1- Canal no youtube contendo vídeo de no máximo 05 minutos com depoimentos de personalidades “ímpares” da história regional. Esses personagens serão conhecidos pelos nossos clientes no momento da visita aos locais possibilitando troca de culturas e memória. 2- QR-CODE em instituições privadas parceiras para acesso rápido aos depoimentos e informações de nossa empresa. 3- Criação de um mapa turístico da cidade temático: ecoturismo, cultural internacional, gastronomia, patrimônio histórico. 4- Criação de eventos temáticos que serão realizados em espaço histórico e patrimônios da Cidade, exemplo: Apreciar o entardecer de Campinas na Pedreira do Chapadão ao som de sax com degustação de vinhos da cidade de Vinhedo. Festival de skate na pista localizada no Parque Ecológico, tendo como embaixador do evento algum skatista ranqueado e nascido na cidade."


Idealizadores do Projeto

Diego Augusto de Jesus Toledo - di-toledo@hotmail.com

Ivan Luiz Martins Franco do Amaral Ivan_francodoamaral@yahoo.com.br - Ivan_francodoamaral@yahoo.com.br

Mentores do Projeto

Eliane Zambon Victorelli - eliane.victorelli@gmail.com


Avalie o Projeto