Construbase Sem avaliações ainda


Nome do Projeto:

Problema: Para quem teve a experiência de construir uma edificação, pode entender os problemas causados pela falta de preparo da mão-de-obra contratada. O desconhecimento de práticas construtivas e conceitos básicos geram prejuízos: antes, durante e pós-obra. O mercado da construção civil está sempre em atividade, independente de qualquer fator que venha a afetar a sociedade. A mão-de-obra, quase sempre aprende vivenciando na própria obra, acumulando vícios. Minha ideia trata da capacitação de mão-de-obra para a construção civil, ou seja, do profissional da construção que não teve oportunidade de aprender, foi preparado para trabalhar sem qualquer formação técnica. Assim, é oportuno para estas pessoas aprender e executar as atividades baseada em conceitos técnicos e não de forma empírica. Para isso, pretendo usar kits construtivos com tijolos de solo prensados, ou "tijolos ecológicos", de forma que possa compor as diversas etapas de uma edificação, desde a sua fundação até a cobertura.

Solução Proposta: A valorização do profissional da construção civil trará benefícios sociais, econômicos e ambientais. A proposta é transmitir conhecimento com conceitos básicos acessíveis, com aplicação prática. A indústria de "tijolos ecológicos" se desenvolveu ao longo dos anos e hoje conta com um mercado consolidado, porém carente de mão-de-obra para aplicação desta tecnologia construtiva. A capacitação de forma rápida, terá base teórica e prática, no próprio canteiro de obras ou nas fábricas de tijolos. A parte teórica será preparada em forma de fichas, de fácil assimilação. Como apoio, serão usados: notebook, TV Led, quadro branco tipo flip chart; máquinas, ferramentas e equipamentos usuais na construção civil. O kit construtivo terá: ferragem, concreto e argamassa ensacados, cola, rejunte, resina, madeiras para formas, kit de estrutura para o telhado, telhas e os tijolos "ecológicos". Esta técnica de capacitação tem apoio, tanto de fornecedores de materiais, como de construtores.

Diferencial: As técnicas de capacitação e treinamento para formação de pedreiros e ajudante de obras, têm conteúdo teórico padrão e de difícil acesso. Nas pesquisas realizadas com algumas empresas e profissionais da área, demonstraram grande interesse e entusiasmo com a possibilidade de um treinamento inovador, rápido e com o conceito “hands on”, aprender fazendo. A tecnologia de construção com "tijolos ecológicos" foi escolhida por trazer um conceito de obra acabada, sem retrabalhos. Esta técnica de treinamento pode ser adaptada para outras tipologias construtivas, como a de alvenaria estrutural com blocos de concretos ou cerâmicos. Os potenciais clientes vão desde profissionais autônomos, pessoas com interesse em migrar de outras áreas com aprendizado de uma nova profissão, até grandes construtoras multinacionais com interesse em aperfeiçoar e capacitar a sua mão de obra. As oportunidades de negócio abrangem todo o território nacional, com possibilidades de implantação em outros países.


Idealizadores do Projeto


Avalie o Projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.