Problema: As editoras brasileiras, principalmente aquelas focadas em livros físicos (impressos), têm tido dificuldade em se manter no mercado editorial. Os problemas se devem a diversos fatores como: margem de lucro pequena do setor; falta de alternativas de canais de venda; e dificuldades em oferecer seus produtos ao público mais jovem. Em consequência dessas dificuldades, um expressivo número de livrarias encerrou suas operações nos últimos anos.
Solução Proposta: A proposta da Metavila é trazer ao mercado editorial um novo canal de vendas: o metaverso. Oferecer ao mercado editorial espaços chamados de Metavilas Literárias, que atrairão o público leitor para nichos específicos de seu interesse, aumentando a possibilidade de conversão em vendas. No metaverso, haverá uma experiência de compra única, nova e inesquecível: uma jornada imersiva, interativa, permitindo uma conversão maior de vendas.
Diferencial: Possibilitar a realização de feiras literárias que podem ser permanentes, inclusive, pois não possuem os custos elevados das feiras físicas. Além disso, atualmente não há ofertas de soluções tecnológicas no mercado editorial que possam competir com o projeto.
Unidade de Origem: Fatec Campinas (Unidade 276)
Argênide Ghini - argenideghini@gmail.com
Cleusa de Souza Santos - cleusaravenfotografia@gmail.com
Paulo Cesar Ribeiro Quintairos - paulo.quintairos@cps.sp.gov.br
Liszeila Reis Abdala Martingo - agente29.inova@cps.sp.gov.br