Hackathon, como podem ajudar a inovação.

Hackathon é uma junção das terminologias de hack (verbo “to hack”, significando “programar com expertise”) e marathon (do inglês, “maratona”), inicialmente indicado para definir eventos de Maratona de programação, ou seja, voltado para área de desenvolvimento de software. Hoje já […]

2 de março de 2020 2:50 pm Destaque

Hackathon é uma junção das terminologias de hack (verbo “to hack”, significando “programar com expertise”) e marathon (do inglês, “maratona”), inicialmente indicado para definir eventos de Maratona de programação, ou seja, voltado para área de desenvolvimento de software.

Hoje já modificamos este perfil, sendo utilizado por vários negócios, como forma de resolução de problemas, aceleração de desenvolvimento ou mesmo para propostas de ideias inovadoras.

A INOVA CPS tem trabalhado com modalidades que variam de Maratona de Desenvolvimento, IDEATHON (Maratona de Ideias), DATATHON (usando dados abertos para compor tendências e informações), Hackathon Temáticos nas áreas de saúde, agronegócio, indústria, educação, etc.

As startups tem utilizado com frequência para acelerar o desenvolvimento de mínimo produto viável (MVP), com o objetivo de validar o produto ou ideia junto ao mercado que pretende com seus produtos e serviços, e até mesmo na busca por investidores.

Empresas e universidades tem se valido de eventos Hackathon para melhorar competência, aproximar o Alunos do mercado e principalmente dar a oportunidade de vivenciarem experiências reais, com as doses de pressão e motivação à criatividade que vemos no dia a dia.

A INOVA CPS vêm estudando as formas de aplicar e utilizar Hackathon junto com as Unidades do Centro Paula Souza (ETEC e FATEC) para proporcionar aos alunos mais esta forma de estar próximo ao mercado e da inovação tecnológica.

No ano de 2019 foram realizados mais de 47 Eventos Hackathon e foi aberto curso em EAD (Ensino a distância) para os docentes do CPS, tendo mais de 180 inscritos.

Hackathon é uma nova forma de se obter resultados, rápido, com qualidade e foco no que se pretende.

Acompanhe nosso portal INOVA CPS, entenda o que o Programa Hackathon INOVA CPS e veja os eventos Hackathon que estamos preparando para este ano.

Compartilhe


Veja também