Análise multidimensional da trabalhabilidade do egresso do CPS

O projeto intitulado “Análise multidimensional da trabalhabilidade do egresso do CPS” é um projeto ligado à ADP cuja temática enfoca a formação dos egressos do CPS e o impacto em sua trabalhabilidade. Em 2024 tenciona-se trabalhar com dados coletados no “Gestão à Vista” adicionando-se as objetividades no entorno socioeconômico dos discentes do CPS. O projeto é desenvolvido por um grupo de pesquisadores tornando-o interdisciplinar abarcando coleta e arranjo de dados até sua interpretação. Justifica-se a pesquisa dada a necessidade de entender o mundo do trabalho atual, os perfis dos egressos do CPS e o lócus deste nas situações socioeconômicas contemporâneas: aspectos de alta relevância para o CPS avaliar suas potencialidades e futuros desenvolvimentos. Como objetivo geral tem-se a proposição de indicadores a partir das análises dos dados institucionais citados para subsidiar a gestão e o planejamento estratégico do CPS, a fim de orientar políticas públicas de EPT. Especificamente: produzir conhecimento e sua relação com a produção socioeconômica do estado de São Paulo, traçar perfil de competências do tecnólogo formado pelo CPS, entender tecnologias inovativas e sua absorção no ensino e no mercado de trabalho, apurar aspectos do mundo do trabalho e tendências de formação em cursos superiores de tecnologia do CPS, aplicar o sistema de coleta de dados a um modelo teórico de trabalhabilidade, aspectos socioeconômicos, psicossociais, culturais e espaciais aos discentes e egressos do CPS, desenvolver indicadores que possibilitem a gestão e compreensão do papel histórico e social do CPS dentro do estado de São Paulo. Metodologicamente o projeto caracteriza-se por utilizar dados disponíveis dentro da instituição compondo quadros avaliativos e construção de indicadores com suas explicações teóricas. Espera-se e pretende-se compreender e arranjar os dados disponíveis traçando, além de perfis dos egressos, interpretações de suas características socioeconômica fortalecendo, então, o entendimento das dimensões educacionais e suas funções dentro das atuais configurações socioeconômicas nacionais e globais.

Estágio de desenvolvimento do projeto Prototipação

O principal Eixo Tecnológico ligado ao projeto: Desenvolvimento Educacional e Social

Unidade em que é/será realizado o projeto: Fatec Mococa

Nome completo do responsável pelo cadastro da unidade: Marcelo Micke Doti

Telefone da unidade: (19) 3656-5559

Endereço de e-mail institucional: marcelo.doti@fatec.sp.gov.br