O projeto de pesquisa pretende verificou o impacto do uso das metodologias ativas no currículo por competências. Se comparada ao modelo educacional tradicional, o uso de metodologias ativas estimula o desenvolvimento de competências e habilidades demandadas pelo universo corporativo. O objetivo é verificar o impacto do currículo por competências no rendimento das turmas durante o curso, por meio do acompanhamento e avaliação dos índices disponíveis no SIGA: Percentual de Rendimento Padronizado - PRP, Percentual de Progressão no curso – PP, Taxas de concluinte e sucesso escolar e Taxa de Evasão, em comparação com turmas anteriores, não participantes do projeto. No 1º ano do projeto o conteúdo da disciplina de Administração Geral, foi trabalhado utilizando as metodologias: Sala de aula invertida, Gamificação, Estudo de caso, Storytelling, Canvas e PBL (Project Based Learning). No 2º ano o projeto será desenvolvido na disciplina de Administração Geral, com alunos ingressantes, no 1º semestre/2023, nos cursos de Tecnologia em Logística e Produção Industrial, utilizando as metodologias: Design Thinking, Aprendizagem entre pares, Rotação por estações, Cultura maker e PBL (Project Based Learning). O desempenho dos grupos participantes do projeto será monitorado até o final do projeto de pesquisa (2022/2024). Espera-se ao final do projeto verificar se o currículo por competência impactou favoravelmente no desempenho acadêmico dos alunos e na construção de competências.
Estágio de desenvolvimento do projeto Pesquisa laboratorial
O principal Eixo Tecnológico ligado ao projeto: Desenvolvimento Educacional e Social
Unidade em que é/será realizado o projeto: Fatec Botucatu
Nome completo do responsável pelo cadastro da unidade: Bernadete Rossi Rossi Barbosa Fantin
Telefone da unidade: 14 38814.3004
Endereço de e-mail institucional: bernadete.fantin@fatec.sp.gov.br