As TDIC e a consolidação da educação 4.0 – desafios para a adoção do modelo de ensino híbridopelas Instituições de Ensino Superior (tecnológico)

A educação no século XXI é marcada por mudanças promovidas pela transformação digital. Além disso, a pandemia mundial do novoCorona vírus evidenciou sérios problemas enfrentados pela educação no Brasil, tais como a desigualdade no ensino e o acesso a ele.O fechamento das escolas devido ao isolamento social causou impactos nessas instituições que precisaram adotar medidas paraoferecerem as aulas de modo remoto. Espera-se, após esse período, que as instituições possam rever os modelos tradicionais utilizados nas aulas presenciais e incentivar o uso de metodologias ativas. Uma abordagem de grande potencial que contemplavários modelos de aprendizagem ativa, com foco no ensino online, é o híbrido. O modelo se configura, há quase uma década, como tendência sustentável para educação e promove a autonomia dos alunos e personalização da aprendizagem. Neste sentido, oobjetivo desse projeto é propor um modelo de ensino híbrido que possa ser configurado para o ensino superior tecnológico, diantedo desafio do retorno das aulas presenciais, após a experiência das aulas remotas, por meio do uso de TDIC. Para isso, será conduzido um estudo de caso, seguido de pesquisa quase-experimental do tipo antes e depois, de abordagem quanti-qualitativa,para avaliação de desempenho da aprendizagem de alunos que usaram e que não usaram o modelo de ensino híbrido. Pretende-secontribuir para melhorar a aprendizagem e o engajamento dos alunos, além de otimizar o tempo dos professores.

Estágio de desenvolvimento do projeto Escalonamento

O principal Eixo Tecnológico ligado ao projeto: Desenvolvimento Educacional e Social

Unidade em que é/será realizado o projeto: Fatec Jahu

Nome completo do responsável pelo cadastro da unidade: Aparecida Maria Zem Lopes