Florestas Multifuncionais e Integradas para a Sustentabilidade da Paisagem Rural no Estado de São Paulo

Apesar do avanço da ciência brasileira em relação à restauração ecológica, plantios de espécies arbóreas nativas do país com objetivos econômicos são incomuns. Embora existam exemplos de reflorestamentos heterogêneos apresentando taxas de retorno superiores aos obtidos com atividades agropecuárias e investimentos consolidados como a poupança, as informações sobre o tema são escassas e dispersas. Diante desta premissa, este projeto visa produzir conhecimento e propor ou aprimorar sistemas florestais baseados na exploração de espécies arbóreas e de palmeiras nativas da Mata Atlântica (Floresta Estacional) e do Cerrado com potencial madeireiro e não madeireiro para áreas protegidas (Preservação Permanente e Reserva Legal), de uso restrito, declivosas e degradadas das propriedades rurais do estado de São Paulo por intermédio de uma metodologia exploratória e experimental. Os resultados podem contribuir para a recuperação da vegetação em conformidade com a legislação florestal e para a regularização ambiental das propriedades rurais. Os sistemas propostos devem ser capazes de aumentar a rentabilidade das áreas de baixa aptidão agrícola, evidenciando procedimentos técnicos e legais e os benefícios socioambientais da combinação de espécies; do plantio do manejo e da exploração sustentável, descrevendo oportunidades de negócios e novas cadeias produtivas.

Estágio de desenvolvimento do projeto Pesquisa laboratorial

O principal Eixo Tecnológico ligado ao projeto: Recursos Naturais

Unidade em que é/será realizado o projeto: Fatec Jahu

Nome completo do responsável pelo cadastro da unidade: Jozrael Henriques Rezende