Propriedade Intelectual e Prospecção Tecnológica

A área de Propriedade Intelectual e Prospecção Tecnológica da INOVA CPS tem por objetivo direcionar o corpo acadêmico da instituição no entendimento das questões relativas a esses importantes ativos para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil.

A Propriedade Intelectual se refere às criações do “Espírito Humano” e aos direitos de proteção dos interesses dos criadores sobre suas criações.

Sua divisão é a seguinte:

Divisão de Propriedade Intelectual

A Prospecção Tecnológica é o modo de se mapear novos desenvolvimentos e tecnologias, seja em bases de patentes ou não.

A prospecção em bases de patentes tem a finalidade de identificar criações protegidas nos institutos de propriedade industrial em diversos países.

Tal identificação possibilita o fornecimento de subsídios para a tomada de decisões estratégicas nas empresas, envolvendo gestão de riscos, competitividade e definição de prioridades empresariais relativas à inovação e tecnologia.

É por meio dessa prospecção que se identifica em quais países determinadas invenções estão protegidas ou se a sua própria criação tem alguma similaridade com outras criações protegidas nos institutos de propriedade industrial ao redor do mundo.

O Centro Paula Souza (CPS), através da INOVA CPS, possui uma cartilha que auxilia no entendimento dos conceitos básicos, que é apresentado de forma objetiva e didática.

E ainda, com o objetivo de auxiliar na construção de direcionamentos relativos à Propriedade Intelectual, a INOVA CPS, criou um formulário que contém as informações chave para uma análise inicial de criações e desenvolvimentos de seus docentes e discentes.

O exame deste formulário tem a finalidade de direcionar o(s) titular(es) de criações sobre a possibilidade de proteção por meio de Propriedade Intelectual e verificar a existência de produtos ou processos semelhantes que possam eventualmente impedir a proteção ou auxiliar no estudo e melhoria das criações dos membros do corpo acadêmico do CPS.

A INOVA CPS possui ainda Cursos, Capacitações e Palestras sobre Propriedade Intelectual e Prospecção Tecnológica, que estarão em nossas agendas de eventos.

Nos acompanhe pelo portal INOVA CPS ou pelas redes sociais.