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Projeto de construção de um BI para avaliação do IEG-M da Prefeitura Ferraz de Vasconcelos

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo vem criando indicadores para avaliar o resultado das políticas públicas e o real impacto dessas iniciativas na vida dos cidadãos. O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) é uma ferramenta desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) para avaliar a qualidade dos gastos municipais e analisar as políticas e atividades públicas dos gestores municipais. O IEG-M é um indicador que mede a efetividade da gestão municipal em sete dimensões da execução do orçamento público e possui em torno de 200 questões contendo índices, fórmulas e metodologias de pontuação. O IEG-M possui 7 dimensões que são: •Planejamento: Avalia a qualidade do planejamento estratégico e a capacidade do município de alcançar suas metas e objetivos. •Gestão Fiscal: Analisa a responsabilidade fiscal, a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos. •Educação: Verifica a qualidade e o alcance das políticas educacionais no município. •Saúde: Avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. •Meio Ambiente: Considera ações relacionadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável. •Cidades: Examina a segurança pública, a prevenção de desastres e a proteção dos cidadãos. •Governança em Tecnologia da Informação: Verifica a eficiência e a segurança dos sistemas de informação utilizados pela administração municipal. Alem das dimensões possui cinco faixas de classificação (Figura 1), definidas a partir das notas alcançadas nos sete índices setoriais: altamente efetiva (A); muito efetiva (B+), efetiva (B), em fase de adequação (C+) e baixo nível de adequação (C). Atualmente a cidade de Ferraz de Vasconcelos está na posição C e tem como meta alcançar C+ . Para isso precisa aumentar o nível de informações que enviam para o IEG-M. Este projeto visa realizar um diagnóstico sobre as informações necessárias, e alimentar o IEG-M de maneira mais consciente e eficaz, sendo necessario reuniões com as equipes das secretarias constantes e semanais para trazer a conscientização e o entendimento do significado dos indicadores para as operações da prefeitura. Todas estas secretarias contribuem com informações para o preenchimento do formulário do IEG-M. Contudo para realizar o diagnóstico que permite compreender o fluxo das informações de modo criar ações que auxiliem a aumentar o nível de informações estas secretarias enviam para o IEG-M. A prefeitura de Ferraz de Vasconcelos é constituída por 18 secretarias decidiu-se iniciar um piloto a partir da Secretaria da Educação, que nesta gestão é considerada a prioridade. Nosso objetivo será o de desenvolver um BI- Business Inteligence sobre os dados do IEG-M 2023 com as seguintes características: •É necessário ser em duas ambas, sendo uma para o I-EDUC e a outra para os demais índices •Dentro das abas é necessário ter um filtro de perguntas; •Um gráfico no formato de círculo (ou velocímetro) respeito a pontuação obtida por cada questão. Tendo como parâmetro a pontuação mínima, máxima e a obtida pelo município; • Um gráfico no formato de barras para as questões de múltipla escolha. Tendo como parâmetro a resposta e pontuação obtida por ela por cada barra; •Um gráfico no formato barra para cada as questões relevantes em cada índice (similar aquele que está no relatório) •Na aba do I-EDUC, se possível, colocar sub filtros. A partir das informações coletadas, são inseridas em um sistema de que através de projetos criados por alunos da Fatec Ferraz, contratados como estagiários, tendo o acompanhamento direto de professores doutores da área de Tecnologia da Informação, para comparar e analisar as respostas e definir os cálculos que são feitos para o ranquear as pontuações do IEG-M. Inicialmente, optamos por focar em uma investigação sobre o funcionamento deste índice e suas métricas, dedicando um tempo considerável para compreender plenamente suas nuances e requisitos específicos, a fim de garantir uma abordagem precisa e abrangente. A primeira etapa se constituiu em diagnosticar e analisar o que poderia ser feito para que, de forma efetiva, pudéssemos traçar e elaborar estratégias de melhoria para a nota do IEGM no município. Essa etapa foi elaborada pelos docentes da Fatec Ferraz de Vasconcelos, envolvendo reuniões e encontros com os responsáveis e profissionais para a discussão das possíveis melhorias. Posteriormente ao diagnóstico, tivemos a etapa de análise do IEGM, nesse caso já contemplando os estagiários da FATEC Ferraz de Vasconcelos. Nesta fase, foram disponibilizados documentos sobre a relevância e funcionamento do IEGM bem como o questionário do ano anterior. Também foi analisado a diferença entre as respostas do município de Ferraz de Vasconcelos com outros municípios, onde houve a elaboração de um dashboard através da ferramenta Power BI da Microsoft para facilitar a comparação. A terceira etapa está relacionada ao desenvolvimento de métodos de simulação, após a compreensão do funcionamento do questionário. Como resultado, elaborou-se uma planilha que permite, de maneira automatizada, a obtenção dos pontos alcançados por cada resposta fornecida nos diversos índices temáticos do IEGM. Uma considerável parte dos esforços concentrou-se, na fase de coleta de dados. Esta etapa foi conduzida através de uma abordagem ampla, envolvendo reuniões formais e extraordinárias, bem como a análise de documentos e comunicações eletrônicas. Este período também foi responsável por capacitar aqueles que eram designados em fornecer as respostas, evidenciando o cuidado no levantamento dos dados e enfatizando a relevância do IEGM dentro do município.

Estágio de desenvolvimento do projeto Escalonamento

O principal Eixo Tecnológico ligado ao projeto: Informação e Comunicação

Unidade em que é/será realizado o projeto: Fatec Ferraz de Vasconcelos - Ferraz de Vasconcelos

Nome completo do responsável pelo cadastro da unidade: Fernando Juabre Mucoucah

Telefone da unidade: 11 46742594

Endereço de e-mail institucional: f292dir@cps.sp.gov.br