A utilização de Redes Neurais Artificiais em Reconhecimento de Íris

Sistemas biométricos que utilizam reconhecimento de íris têm se destacado em razão de sua confiabilidade uma vez que o padrão de íris é único para cada olho de cada indivíduo. Ao longo dos anos, diversos descritores de características eficientes foram desenvolvidos, destacando-se o algoritmo de Daugman que extrai atributos de textura a partir da íris normalizada. As Redes Neurais Artificiais têm alcançado excelentes resultados em aplicações de reconhecimento de texturas, incluindo a íris. O objetivo principal na proposta deste projeto foi utilizar técnicas de inteligência artificial, em especial as Redes Neurais Artificiais para realizar o reconhecimento de imagens de íris, sem a necessidade de grande poder computacional e com alto desempenho. No decorrer do projeto, o mesmo foi selecionado para participar do Projeto de Internacionalização da Pesquisa do Centro Paula Souza. A partir de então, a parceria do Centro Paula Souza com a Rede SynHERA (Bélgica), possibilitou a oportunidade de trabalhar colaborativamente, o aprimoramento profissional, bem como o intercâmbio de conhecimento científico-tecnológico, fortalecendo a cultura da pesquisa aplicada no âmbito de nossa instituição. Por se tratar de um projeto colaborativo, internacional, entre Fatec e Instituto HELMo, via Synhera, foram envolvidos docentes e discentes de todas as unidades envolvidas. Os pesquisadores responsáveis encontram-se listados a seguir: Adriane Cavichiolli (Fatec Presidente Prudente ) Aparecida Maria Zem Lopes (Fatec Jahu ) Maria Das Gracas J. M. Tomazela (Fatec Sorocaba) Frederic Senny (HELMo) Oussema Bannour (HELMo-CRIG) Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo em vista ampliar o conhecimento e buscar informações teóricas atualizadas sobre redes neurais artificiais, aprendizagem de máquina, algoritmos de aprendizagem de máquina em profundidade (deep learning) e redes neurais convolucionais (CNN), para tanto foram consultados artigos científicos publicados em periódicos ou em anais de conferências de renome, sites de instituições e universidades confiáveis, bem como livros relacionados ao tema. Ainda na etapa inicial do projeto foram pesquisadas características de base de imagens de íris, sendo selecionada a base de imagens UBIRISv2, bem como as ferramentas Google Colab, TensorFlow e Microsoft Custom Vision. Na etapa seguinte, os alunos foram divididos em grupos, mesclando-se alunos do Brasil e da Bélgica e utilizaram os algoritmos e ferramentas estuadas para propor uma solução para o problema da classificação de imagens de íris. Destaca-se, entre os pontos positivos verificados no decorrer desse projeto: 1) apesar da dificuldade de comunicação em virtude da língua (português, francês, inglês) de cada país envolvido, não foi uma barreira para a participação de professores e alunos nas reuniões periódicas; 2) grande aprendizado na área do projeto a todos os envolvidos; 3) trabalho colaborativo; 4) comprometimento em apresentar os resultados: apresentação remota (em língua inglesa) pelos alunos do Instituto HELMo na Bélgica e publicação de artigo em evento científico e apresentação de trabalhos de graduação (TG) com temas relacionados ao projeto, pelos alunos do Centro Paula Souza. Entre os pontos negativos encontrados no decorrer do projeto, destacam-se: 1) diferença de fuso horário, dificultando o agendamento de reuniões para alinhamento entre os membros das equipes; 2) o calendário escolar dos semestres letivos entre Brasil e Bélgica não coincidem, prejudicando a apresentação dos resultados a todos os membros da equipe; 3) dificuldade com a língua estrangeira. Por fim, cabe ressaltar que a internacionalização da pesquisa deu visibilidade ao Centro Paula Souza como instituição que promove a tecnologia, com alinhamento do ensino, pesquisa e mercado, o que contribui para o desenvolvimento econômico, em especial, do Estado de São Paulo.

Estágio de desenvolvimento do projeto Prototipação

O principal Eixo Tecnológico ligado ao projeto: Informação e Comunicação

Unidade em que é/será realizado o projeto: Fatec Presidente Prudente

Nome completo do responsável pelo cadastro da unidade: Adriane Cavichiolli