Educação para a saúde: jogo para TDAH

O desafio deste projeto, inicia-se pelo caso real do filho da professora e pesquisadora em educação Luciana Ferrarezi. Luan Francisco, aos 8 anos, foi diagnosticado com TDAH e, assim como ele, segundo dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA, 2022 apud BRITO; BLANES, 2022), há no Brasil cerca de 2 milhões de indivíduos nessa situação. O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de desenvolvimento caracterizado por impulsividade, desatenção e agitação. Entre 5% e 8% da população mundial apresenta Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno do neurodesenvolvimento. Estima-se que 70% das crianças com o transtorno apresentam outra comorbidade e pelo menos 10% apresentam três ou mais comorbidades. (ABDA apud MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2022). É considerado um dos transtornos de neurodesenvolvimento, segundo Associação Psiquiátrica Americana (DSM5, 2014) que traz como diagnósticos persistentes de desatenção as características de não prestar atenção em detalhes, cometendo erros por descuido; dificuldade de se manter em tarefas ou atividades lúdicas, como aulas, conversas ou leituras prolongadas; parece não escutar quando alguém dirige a palavra diretamente; não seguem instruções, perdem o foco e facilmente perdem o rumo; dificuldade para organizar tarefas sequenciais, materiais escolares, objetos pessoais, mau gerenciamento do tempo e prazos; não gostam e relutam se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado; perdem coisas necessárias como chaves, carteira, documentos, óculos, celular, lápis, livros etc.; é esquecido com relação as atividades cotidianas. Na hiperatividade e impulsividade, as características frequentes são quando remexe, batuca ou contorce na cadeira; levanta da cadeira em situações que se espera que permaneça sentado; corre e sobe nas coisas inapropriadamente; incapaz de brincar calmamente; “não para” agindo como se estivesse com o “motor ligado”; fala demais; deixa escapar a resposta antes que a pergunta tenha sido concluída; dificuldade de esperar a sua vez; interrompe ou se intromete nas conversas/ jogos, podem começar usar coisas sem pedir e assumir o controle sobre o que os outros estão fazendo. Mattheus, Nigg e Fair (2014) apud Dalgalarrondo (2019), revelam, em seus estudos de imagem cerebral, alterações no córtex frontal e suas conexões, com ênfase a estruturas como o córtex pré-frontal dorsolateral, o córtex frontal medial superior, o córtex do cíngulo anterior e a região do lobo parietal inferior e sulco interparietal. Pode-se afirmar que o principal circuito neuronal relacionado com a atenção que se revela hipofuncional no TDAH é o circuito atencional cíngulo-frontal-parietal. Um considerável número de estudos confirma disfunção em tal circuito. (BUSH, 2011 apud DALGALARRONDO, 2019). O TDAH é mais evidente na pré-escola e na fase escolar, pois é nesta época que familiares e educadores percebem que a criança não consegue prestar atenção no que é ensinado, determinando dificuldades escolares diversas como também distúrbios de relacionamento. (WAJNSZTEJN, R; BERNARDES, A; WAJNSZTEJN, C, 2000). Neste contexto, o projeto tem por objetivo desenvolver um jogo voltado para o público-alvo de crianças e adolescentes com TDAH, dos tipos hiperativo-impulsivo, desatento e combinado, para o desenvolvimento da concentração, do controle de impulsos e que auxilie nas atividades motoras, promovendo a autoestima e que contribua para lidarem com as suas emoções. Os jogos educacionais não são novidade para o público de crianças e adolescentes, eles já apareceram em outros momentos da história educacional com formas de apresentação e abordagem metodológicas diferentes das atuais. Para Kishimoto (2002a) apud Ferrarezi, 2005, Platão, por exemplo, o jogo foi movido pela preocupação de trabalhar a matemática no nível concreto, antes de chegar ao nível abstrato.

Estágio de desenvolvimento do projeto Ideação

O principal Eixo Tecnológico ligado ao projeto: Ambiente e Saúde, Informação e Comunicação, Produção Cultural e Design

Unidade em que é/será realizado o projeto: Fatec Taquaritinga

Nome completo do responsável pelo cadastro da unidade: Luciana Aparecida Ferrarezi