Nível de conhecimento e o uso em ambiente de trabalho de tecnologias da cultura Maker dos alunos do ensino tecnológico do município de Jaú/SP

O avanço tecnológico possibilitou a apropriação de novas tecnologias que podem romper barreiras e permitir a inovação tanto ambiente empresarial quanto no processo educacional. Nesse modelo que valoriza o conhecimento como ativo estratégico, a Economia Criativa (EC) encontrou um terreno amplo para se desenvolver, onde a criatividade passou a ser reconhecida cada vez mais como um recurso básico e imprescindível para o desenvolvimento. A ascensão do movimento Maker, uma evolução do “faça você mesmo” (do-it-yourself), é concomitante e semelhante com a EC, pois ambas encontraram nas tecnologias o suporte para ampliar as possibilidades de criação, produção e consumo de produtos e serviços que têm como insumo principal a criatividade. Mais do que isso, são reflexos de transformações culturais e sociais aceleradas pela globalização econômica e política da sociedade, que desloca o poder do capital econômico para o capital criativo, reconhecendo novas atividades, estruturas e agentes na cultura do trabalho e inovação. Nesse contexto, a utilização de ferramentas tecnológicas como a placa Arduino, impressoras 3D, cortadoras a laser e kits de robótica têm crescido na área educacional ao se configurar como um instrumento colaborador relevante no processo de ensino-aprendizagem. Considerando as oportunidades de uso e aplicações destas tecnologias no ambiente escolar e profissional, este trabalho tem como objetivo principal Mapear o nível de conhecimento e uso em ambiente de trabalho de tecnologias da cultura Maker em alunos de ensino tecnológico no município de Jaú/SP. Ao final do projeto espera-se ter informações atualizadas sobre o uso e aplicações de tecnologias da cultura Maker pelos alunos da IES em ambiente escolar e também no local de trabalho, que possibilitará o levantamento de demandas e oferecimento de cursos de extensão, oficinas e capacitações para alunos e setores econômicos de Jaú e região identificados na pesquisa. Ademais, espera-se que este tipo de pesquisa possa contribuir para a formação discente, aprimoramento docente e aproximação da Fatec Jahu com empresas e instituições locais.

Estágio de desenvolvimento do projeto Escalonamento

O principal Eixo Tecnológico ligado ao projeto: Desenvolvimento Educacional e Social

Unidade em que é/será realizado o projeto: Fatec Jahu

Nome completo do responsável pelo cadastro da unidade: Célio Favoni

Telefone da unidade: 14 36228280

Endereço de e-mail institucional: celio.favoni4@fatec.sp.gov.br