Sorodiagnóstico para a influenza equina pelo “single radial haemolysis assay” e da brucelose equina pelo “SCAB” no Brasil

O vírus da influenza equina (EI) é um dos patógenos economicamente mais importantes das doenças respiratórias de cavalos em todo o mundo, o que impacta negativamente na atividade equina devido à alta morbidade, baixo desempenho e mortalidade ocasional. Apesar da disponibilidade de vacinas para o controle de EI, a natureza altamente contagiosa e as propriedades de variabilidade do vírus significa que ocorrem surtos globais. Assim, programas de vigilância contínua, incluindo estudos de soroprevalência da doença em diferentes países, pode contribuir para melhor controle da doença. Neste estudo, a soroprevalência da influenza equina em 850 cavalos do Brasil fora m investigados. O sorodiagnóstico foi baseado no "single radial haemolysis assay"(SRH). Anticorpos foram detectados em 44,7% de caval os. A soroprevalência diferiu significativamente entre as idades grupos de cavalos amostrados com a menor soroprevalência encontrada em potros e animais jovens e mais alto em adultos provavelmente devido à exposição repetida de animais adultos ao vírus. Nenhuma associação significativa foi observada entre os anticorpos EI e sexo, mas a soroprevalência foi maior em cavalos mestiços do que em cavalo s puros cavalos de raça. No geral, o valor médio de anticorpos SRH foi de 42,0 mm², com a maioria dos cavalos (95,3%) tendo um valor SR H 150 mm², que é considerado um nível insuficiente para proteção de hospedeiros equinos contra a gripe infecção e potencial disseminação de vírus. Essas descobertas indicam a necessidade de reforçar medidas de controle de doenças no Brasil. A brucelose dos equídeos caracteriza-se como doença infecto contagiosa crônica, com caráter zoonótico (Nardi Júnior et al., 2015). Desta maneira, manifesta-se sob a forma de lesões articulares crônicas, denominadas “Mal da Cruz ou Abscesso de Cernelha” e raros abortamentos. As lesões mais sugestivas da doença são representadas por inflamações em ligamentos e/ou bursites, em contrapartida, também são reportados portadores assintomáticos (Nardi Junior et al., 2015). A Organização Internacional de Epizootias classifica a brucelose como doença da Lista B, onde estão incluídas as enfermidades que tem importância socioeconômica e ou para saúde pública e consequências significativas no comércio de animais. Em equídeos esta enfermidade, merece preocupação em virtude das lesões debilitantes, pela sugestão da eutanásia dos ani mais infectados, pela possibilidade de serem fontes de infecções para outras espécies domésticas, assim como, seu caráter zoonótico. O diagnóstico sorológico da brucelose no Brasil foi deflagrado pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose - PNCEBT (BRASIL,2009). O PNCEBT preconiza o sorodiagnóstico da brucelose pelas provas do antígeno acidificado tamponado (AAT), 2-mercaptoetanol (2-ME) e fixação de complemento (FC). O AAT é recomendado como método de rotina (triagem), enquanto o 2-ME e FC como provas confirmatórias (BRASIL, 2009). Segundo Pedrini e Schwartz (2008) o processamento de imagem digital se constitui de um conjunto de regras para capturar, representar e transformar imagens com auxílio de um computador. Utilizando está técnica pode-se extrair e identificar informações das imagens facilitando a percepção humana e intepretação. As técnicas de processamento de imagem digital atuam hoje em diversas áreas como a biologia, medicina, automação industrial, segurança e vigilância. Especificamente na área medicina l o processamento de imagens de forma digital pode ser útil ao auxiliar o diagnóstico de doenças, como exemplo o câncer. Considerando o grande rebanho equino no Brasil, o potencial zoonótico da brucelose, o impacto negativo da doença nos plantéis, o presente trabalho visou o aprimoramento do “SISTEMA DE DIGITALIZAÇÃO E PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES PARA O DIAGNÓSTICO DA BRUCELOSE EQU INA”, anteriormente desenvolvido na Fatec-Bt.

Estágio de desenvolvimento do projeto Pronto para o mercado (licenciamento/transferência de tecnologia a terceiros)

O principal Eixo Tecnológico ligado ao projeto: Ambiente e Saúde

Unidade em que é/será realizado o projeto: Fatec Botucatu

Nome completo do responsável pelo cadastro da unidade: Geraldo de Nardi Junior